França: charmosa e sedutora
- Vogel
- 6 de mai. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 21 de abr. de 2022
País da cidade das luzes, dos cafés, da alta gastronomia e da alta costura, do amor e das artes… Todos os adjetivos cabem quando o assunto é o turismo pelo território francês!

Assim como a Itália, a França é divida em regiões histórico-setoriais, com a atualização mais recente em 2016, contam-se 13 regiões em território francês e 5 extraterritoriais (Córsega, Guiana Francesa, Martinica, Réunion, Maiote e Guadalupe). Mas por ora, vamos ficar com a França clássica, das 13 regiões.
Iniciemos com a região de maior destaque e importância político-econômica, a Île de France, que engloba a capital, Paris, a “Cidade Luz”, que guarda pequenos encantos em cada um de seus bairros e grandes descobertas em seus monumentos, destacando-se a icônica Torre Eiffel, o Museu do Louvre, a Catedral Notre Dame, A Ópera Garnier, a região de Montmartre protegida pela igreja Sacré Couer, o Arco do Triunfo, a Avenida Champs Elyseé, dentre outros lugares que compõem essa maravilhosa e pulsante cidade. Entre uma visita e outra, tire um tempo para apreciar a gastronomia francesa, os produtos típicos provenientes da Île de France são: o cogumelo Paris, queijo Brie e mel do Gatinais. Ainda na região não deixe de visitar os fabulosos Palácios de Versalhes e Fontainebleau.


Circundando a Île de France, temos mais cinco regiões: os Altos da França, o Grande Leste, Borgonha-Franco-Condado, Centro Vale do Loire, e a Normandia. Cada região com suas peculiaridades e pequenas maravilhas. Nos Altos da França, curta a capital Lile e as planícies que cortam as cidadelas da região. No Grande Leste, é onde está a famosa região da Champagne a partir de Reims e temos os graciosos vilarejos da Alsácia-Lorena, como Colmar e Estrasburgo, região que já esteve sob o domínio da Alemanha, mostra que não é um passado distante e as influências germânicas são encontradas sobretudo na arquitetura e gastronomia.
Na Borgonha-Franco-Condado, o foco vai para capital Dijon, a “terra da mostarda”, mas não só da famosa, mostarda Dijon, vive a região, os outros destaques gastronômicos são: os vinhos, o Bœuf Bourguignon e os curiosos escargots. O Centro Vale Loire te receberá com as mais deslumbrantes paisagens e castelos de contos de fada, com especial destaque para os castelos de Chenonceau, Chambord, Amboise, Cheverny, Blois e Villandry. A última das regiões que circundam a Île de France, é a Normandia, rica em história, paisagens e belezas naturais incorporadas nos vilarejos medievais, o maior exemplo é o magnífico Mont Saint Michel e, como não poderia deixar de ser, em sabores, pois é a região da cidra, dos calvados (destilado de maçã), queijo camembert e das deliciosas bolachas normandas.

No Oeste estão as regiões da Bretanha, Pays de la Loire e Nouvelle Aquitaine, que junto com a região Occitanie, cortadas pelos Montes Pirineus, divide a França e a Espanha.
A Bretanha, região que carrega lendas e mistérios desde a época em que foi colônia celta, tem como capital a cidade de Rennes. Na gastronomia destacam-se as saborosas bolachas amanteigadas que derretem na boca, o crepe feito de trigo sarraceno, far Breton (bolo de manteia e ameixa preta da região) e por ser uma região litorânea, não poderiam faltar frutos do mar.
Logo abaixo da Bretanha, está Pays de la Loire, que assim como sua vizinha, abraça o mar, longas praias e dunas compõem a paisagem dessa região, que tem Nantes como capital com sua imponente catedral.

A Nouvelle Aquitaine talvez seja a mais saborosa região da França, leva fama por ser a casa do mundialmente renomado vinho Bordeaux (capital da região), do Foie Gras (patê de fígado de pato ou ganso), Confit de Canard (conservas de pato ou ganso cozidos) e de saborosas ostras encontradas nos 250km de costa litorânea que banham essa encantadora região. As cidades de Bordeaux, Saint Emilion, são paradas obrigatórias para os amantes deste vinho que carrega o nome da capital da região. Ao sul, já quase na Espanha, está o badalado balneário de Biarritz.
Occitane concentra alguns dos pontos mais visitados do país, como Lourdes, cidade do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, o Parque dos Montes Pireneus, a lindíssima cidade medieval de Carcassonne e a capital Toulouse tem um dos melhores centros universitários do país.

As duas últimas regiões, contrastam e competem entre si pelas belezas naturais, ambas aos pés dos Alpes que dividem França, Itália, Alemanha e Suíça. A região da Provença-Alpes-Costa Azul, a perfeita combinação de praia, campo e montanha, é possível desfrutar de tudo isso sem ir muito longe. As mais badaladas praias e balneários franceses estão na região: Saint Tropez, Cannes, Marseille com as incríveis Calanques, Cassis e Nice, que estão a pouquíssimos quilômetros do elegante Principado de Mônaco. Saindo das praias em direção ao interior, encontraremos os famosos campos de lavanda da Provence e suas ervas, que perfumam os mercados abertos da região, as belas Aix em Provence, Avignon, Gordes, Valensole e Sault.

O Nordeste da região, é a porta de entrada para os Alpes franceses e italianos, seguindo pro norte e interior, passaremos para a fronteira da última região continental, Auvernia-Ródano-Alpes, onde está o Mont Blanc, o pico mais alto da Europa Ocidental, que tem aos seus pés charmosos e encantadores vilarejos, muito procurados por esquiadores na temporada de inverno e também por praticantes de esportes invernais. Escolha entre os vilarejos de Annecy, Chamonix Mont Blanc, Megève e região. A capital Lyon e a cidade de Grenoble, são importantes polos universitários da região, que está a duas horas de Genebra.
Agora, é só escolher sua região preferida, para criar momentos inesquecíveis nessa mistura de cores, sabores e paisagens que a França tem a oferecer.
Planeje a sua próxima viagem com a Vogel! Fale conosco: contato@vogelviagens.com.br ou (41) 9 9863-9829 das 9:00 as 19:00 horas.
Comments